Canal de Denúncias

Denúncia 3.png

Sobre o Canal de Denúncias

Canal de Denúncias do Hospital Regional José Alencar (HRJA) é o local no qual qualquer pessoa que tenha conhecimento de fato ilícito ou antiético ocorrido no âmbito das atuações deste estabelecimento de saúde, ou em que esteja envolvido algum de seus colaboradores durante o exercício de suas atribuições profissionais, poderá formalizar uma denúncia.

Cada denúncia dará origem a um processo investigatório (Procedimento Administrativo de Compliance — PAC) destinado ao levantamento das evidências relacionadas ao caso para fundamentar as ações da Alta Gestão e a comunicação, quando cabível, às autoridades públicas.

São exemplos de fatos que podem ser denunciados por este canal:

  • Infração ética (violação ao Código de Conduta Ética do HRJA).

  • Infração legal (violação a legislação Federal, Estadual ou Municipal).

  • Violação à segurança da informação.

  • Outras ocorrências relevantes.

As denúncias, que serão analisadas com independência, imparcialidade, confidencialidade, justiça, verdade, respeito, ética e razoabilidade, deverão ser realizadas com boa-fé e não poderão ter cunho de interesse pessoal ou de terceiros, bem como não poderão ter por finalidade denigrir a imagem de outrem ou do HRJA.

Apresente aqui a sua denúncia

Para realizar a sua denúncia basta clicar em um dos botões abaixo e será aberto um formulário do Canal de Denúncias — HRJA em uma nova aba de seu navegador.

Recomendamos que, antes de preencher os campos, você leia atentamente todas as instruções dispostas no formulário. A denúncia é um ato de grande seriedade e, se realizada de modo adequado e com responsabilidade, contribui no combate às práticas indevidas no âmbito do HRJA.

Se você optar por fazer sua denúncia anonimamente, deixe os campos opcionais em branco (sem preenchimento). Não é necessário criar nome, e-mail ou telefone fictícios.

DENÚNCIA PADRÃO

Denuncie aqui a infração da qual você teve conhecimento diretamente. Sua denúncia irá para a Comissão de Compliance para investigação, ao final da qual será gerado parecer final a ser encaminhado à Alta Gestão para adoção das medidas cabíveis.

Lembre-se: a denúncia é um ato sério que deve ser praticado sempre com  muita responsabilidade.

DENÚNCIA CONTRA MEMBRO DA COMISSÃO DE COMPLIANCE

Campo destinado apenas à denúncia de infração da qual tenha participado um dos membros da Comissão de Compliance. Sua denúncia irá para a Superintendência e, caso identificada evidência de participação de alguém da Comissão de Compliance, será designada equipe provisória para a condução das investigações, nos mesmos moldes da Denúncia Padrão.

Algumas considerações importantes

Como funciona a confidencialidade dos procedimentos? O HRJA prima pelo sigilo inerente às denúncias. Ainda que você opte por se identificar ao realizar uma denúncia, ninguém ficará sabendo sua identidade além dos membros da Comissão de Compliance ou, quando for o caso, do Superintendente e da equipe provisória por ele nomeada.

Qual é a vantagem de se identificar ao fazer uma denúncia? Ao identificar-se você poderá contribuir para o melhor desenvolvimento dos trabalhos, podendo vir a ser chamado para prestar esclarecimentos (sempre em caráter sigiloso) sobre os fatos narrados em sua denúncia.

Qual é o momento para se identificar como responsável por uma denúncia? O único momento correto para se identificar como responsável por uma denúncia é aquele em que você está fazendo a denúncia. Depois disso você somente poderá ser ouvido como informante.

 

VOLTAR