Espaço de Ser — Cuidando da saúde financeira

No dia 12 de fevereiro de 2020, às 15h30min, foi realizada no anfiteatro do Hospital Regional José Alencar (HRJA) palestra com o título Cuidando da saúde financeira, no espaço destinado ao projeto Espaço de Ser, ministrada pelo consultor em finanças pessoais e empresariais, educador financeiro e empresário, Sérgio Silva Martins.


A palestra abordou diversos aspectos, dentre os quais a importância da realização de escolhas mais conscientes de consumo, de aprender a poupar e investir, bem como fazer planos para o futuro próximo e distante.



O palestrante apontou algumas das causas das "doenças financeiras", dentre as quais o desequilíbrio emocional, o imediatismo, a apatia/fobia financeira, a dicotomia entre a renda insuficiente e os desejos e necessidades do indivíduo, o excesso de autoconfiança e a pressão social. Cada uma das causas foi ilustrada por experiências pessoais que contribuíram para trazer maior esclarecimento para o conjunto.


Foi proposta a técnica 50x30x20, por intermédio da qual recomenda-se que cada pessoa armazene, daquele dinheiro que recebe, aproximadamente 50% para o pagamento das despesas fixas (aquelas que são essenciais e necessárias), 30% para as despesas variáveis (aquelas que podem ser cortadas em hipótese de necessidade) e 20% para investimentos futuros (como, por exemplo, poupança, destinando-se a trazer segurança para o futuro).


O palestrante apresentou um vídeo contendo dicas, bem como deixou algumas recomendações de leitura e referentes a como organizar o orçamento doméstico, destacando-se: anotar tudo o que é gasto, pensar duas vezes antes de gastar o que não pode, aumentar a renda utilizando habilidades e o tempo ocioso, envolver toda a família e ensinar os filhos a economizar desde cedo.


A palestra constituiu-se em grande oportunidade para que os participantes pudessem aprender mais sobre a matéria, bem como promover a revisão e aperfeiçoamento da forma como têm feito o controle financeiro em suas esferas particulares.



19 visualizações
Intranet.png

©2019 por Hospital Regional José Alencar

Rua Doutor Edelweiss Teixeira, n.º 101, Bairro Mercês — Uberaba/MG, CEP 38.061-515

Telefone: (34) 3334-7600

Termos de Uso e Política de Privacidade