O Professor Maurício Ferreira, Cirurgião-Dentista, Superintendente Regional de Saúde da Macrorregião do Triângulo Sul e membro do Conselho Gestor do Hospital Regional José Alencar (HRJA), participou do Espaço de Ser, programa destinado a trazer novas informações e conhecimentos para os colaboradores do HRJA.
A palestra, intitulada "Não somos humanos... ainda", teve por objetivo demonstrar, a partir da percepção das diferenças existentes entre pessoas e povos, que ainda falta muito a todos nós para nos tornarmos a tão almejada "humanidade".
O palestrante propôs aos participantes uma oportunidade de revisão de conceitos. Salientou que o indivíduo carrega consigo, para onde vai, um conjunto de "verdades" que podem colaborar para sua evolução, ou atuar como obstáculo.
A exposição trabalhou elementos como a Criação e a evolução do Homo sapiens sapiens, as diferenças terminológicas existentes na época em que a Bíblia foi escrita, os Reinos da Natureza, a Teoria Evolutiva, as lutas pelas quais o homem passa para poder crescer, a capacidade de saber perder e a construção da resiliência, as diferenças existentes entre os gêneros masculino e feminino, entre ética e moral, bem como diversos outros aspectos interessantes.
A evolução não ocorre de forma idêntica para todos os indivíduos; cada um possui uma diferente história, experiências e capacidades. Seres que tiveram as mesmas oportunidades podem alcançar diferentes realizações. Referido contexto explica porque é tão difícil e injusto julgar os demais. Ao julgar, o indivíduo o faz a partir de seu próprio "arcabouço de verdades", e a realidade de cada um é diferente.
O Professor Maurício salientou que, ao trabalhar na área da Saúde, a finalidade da formação profissional é "cuidar de pessoas", e não "julgar".
O status de "ser humano" já foi alcançado por alguns indivíduos ao longo da história; mas para a grande maioria das pessoas, trata-se ainda de uma longa jornada de aperfeiçoamento, eliminando os próprios erros.
A reunião ocorreu no dia 30 de outubro de 2019, quarta-feira, a partir das 16 h, no anfiteatro do Hospital Regional José Alencar.
Comments