Psicologia Hospitalar

O Serviço de Psicologia do Hospital Regional José Alencar atende os pacientes internados e seus respectivos familiares, priorizando um atendimento tecno-científico de qualidade com ênfase na humanização, um dos valores institucionais deste estabelecimento de saúde.

 

A Psicologia Hospitalar tem como principal objetivo a minimização do sofrimento provocado pelo adoecimento, tratamento e hospitalização. Busca a compreensão do fenômeno do adoecer em sua totalidade, propondo a modificação da estrutura assistencial com foco na doença para uma forma de trabalho centrada no cliente, valorizando a relação médico-paciente e buscando a integração da equipe de saúde em um contexto multidisciplinar e humanizado.

 

O Psicólogo deverá contribuir para a instituição hospitalar na medida que se propõe a minimizar as angústias e o sofrimento do paciente e dos familiares inerentes ao processo de hospitalização. Oferece, também, suporte emocional à família em caso de óbito.

O atendimento psicológico atua na identificação de questões emocionais que possam estar interferindo no processo de adaptação à doença e tratamento, avalia a resposta adaptativa à situação adversa e a adesão ao tratamento. Desta maneira, o atendimento psicológico auxilia o paciente e seus familiares no processo de enfrentamento da situação adversa, compreensão do sofrimento psíquico vivenciado, ressignificação vital e na elaboração de respostas adaptativas positivas, possibilitando uma reorganização psíquica diante da nova realidade.

 

A presença do Psicólogo no contexto hospitalar propicia à equipe a ampliação do olhar e a compreensão da importância da dimensão psíquica dentro do contexto clínico do paciente, levando em consideração a singularidade de cada indivíduo frente ao processo de adoecimento e de tratamento. Corrobora, também, a relação equipe-paciente-família.

 

A atuação do profissional ocorre nos diversos setores do Hospital Regional José Alencar, tais como na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Clínica Médica, Clínica Cirúrgica (Ortopedia e Cirurgia Geral), Ambulatórios e Recepção, além da participação nas comissões de Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

 

Importante ressaltar, ainda, a consolidação do Serviço de Psicologia na área do ensino e da pesquisa, possibilitada pelo quadro de estagiários do Curso de Psicologia.

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, no período compreendido entre 8 e 17 horas.

VOLTAR

Intranet.png

©2019 por Hospital Regional José Alencar

Rua Doutor Edelweiss Teixeira, n.º 101, Bairro Mercês — Uberaba/MG, CEP 38.061-515

Telefone: (34) 3334-7600

Termos de Uso e Política de Privacidade