Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH)

Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH) desempenha papel fundamental de apoio às áreas assistenciais e administrativas de uma instituição de saúde.

São algumas de suas atividades o acompanhamento na padronização de produtos hospitalares, a identificação de casos de infecção hospitalar, a implementação e avaliação de programas de controle, a elaboração de normas de padronização, a capacitação de colaboradores da instituição para fim de prevenção, o monitoramento de uso de antimicrobianos, germicidas e materiais médico-hospitalares.

O SCIH também atua no controle e prevenção de doenças infecciosas, doenças transmissíveis, bem como em relação aos danos que podem ser causados durante o atendimento. Colabora no controle da qualidade da água e no combate às pragas e na vigilância epidemiológica dos pacientes.

No mesmo sentido, é responsável pela realização de campanhas, acompanhamento de dispositivos invasivos e sua permanência e indicação e orientação de isolamentos.

A atuação do SCIH está diretamente vinculada à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, a qual conta com a participação não apenas dos colaboradores do SCIH, como também de membros da Alta Gestão, Corpo Clínico, Corpo de Enfermagem, do Setor de Qualidade, da Farmácia e do Laboratório.

VOLTAR

Intranet.png

©2019 por Hospital Regional José Alencar

Rua Doutor Edelweiss Teixeira, n.º 101, Bairro Mercês — Uberaba/MG, CEP 38.061-515

Telefone: (34) 3334-7600

Termos de Uso e Política de Privacidade