Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH)
O Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH) desempenha papel fundamental de apoio às áreas assistenciais e administrativas de uma instituição de saúde.
São algumas de suas atividades o acompanhamento na padronização de produtos hospitalares, a identificação de casos de infecção hospitalar, a implementação e avaliação de programas de controle, a elaboração de normas de padronização, a capacitação de colaboradores da instituição para fim de prevenção, o monitoramento de uso de antimicrobianos, germicidas e materiais médico-hospitalares.
O SCIH também atua no controle e prevenção de doenças infecciosas, doenças transmissíveis, bem como em relação aos danos que podem ser causados durante o atendimento. Colabora no controle da qualidade da água e no combate às pragas e na vigilância epidemiológica dos pacientes.
No mesmo sentido, é responsável pela realização de campanhas, acompanhamento de dispositivos invasivos e sua permanência e indicação e orientação de isolamentos.
A atuação do SCIH está diretamente vinculada à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, a qual conta com a participação não apenas dos colaboradores do SCIH, como também de membros da Alta Gestão, Corpo Clínico, Corpo de Enfermagem, do Setor de Qualidade, da Farmácia e do Laboratório.