SESMT

O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) possui como principal função proteger a integridade física dos trabalhadores dentro do Hospital Regional José Alencar.

O setor é constituído por diversos profissionais, dentre os quais enfermeiros do trabalho, técnicos de enfermagem do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho e médicos do trabalho.

Tendo em vista o modelo organizacional do Hospital Regional José Alencar a equipe do SESMT encontra-se subdividida fisicamente em dois locais:

  • Há, na sede do Hospital Regional, Técnicos de Segurança do Trabalho responsáveis pela realização de inspeções nos postos de trabalho no intuito de zelar pela segurança e saúde de todos os colaboradores da instituição, buscando o cumprimento da legislação trabalhista em vigência e, em especial, a Norma Regulamentadora n.º 32, referente à Segurança e Saúde no Trabalho e em Serviços de Saúde.

  • Os demais colaboradores da equipe do SESMT estão alocados no Campus Aeroporto da Universidade de Uberaba — UNIUBE (recordando que a Sociedade Educacional Uberabense é uma das mantenedoras responsáveis pela gestão do Hospital Regional), e lá são realizados os exames admissionais, periódicos e o acompanhamento médico de todos os colaboradores da instituição.

O setor é responsável pelo Projeto Como Está Aqui?, por intermédio do qual são realizadas avaliações mensais nos demais setores do Hospital Regional no intuito de apontar não conformidades e propor melhorias relacionadas à prevenção de acidentes. 

Em conjunto com o SESMT, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realiza Blitz da Segurança, organiza anualmente a SIPAT — Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e realiza campanhas periódicas com o intuito de divulgar formas de prevenção de acidentes.

Brigada de Incêndio do Hospital Regional, cujo treinamento de formação é realizado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais, realiza treinamentos e simulados mensais sob coordenação dos Técnicos de Segurança do Trabalho, com a finalidade de assegurar resposta rápida e eficiente na hipótese de atendimento a algum sinistro dentro da Instituição.

VOLTAR

Intranet.png

©2019 por Hospital Regional José Alencar

Rua Doutor Edelweiss Teixeira, n.º 101, Bairro Mercês — Uberaba/MG, CEP 38.061-515

Telefone: (34) 3334-7600

Termos de Uso e Política de Privacidade