top of page

Compliance

Sobre o Compliance

O termo compliance encontra sua origem na expressão inglesa 'in compliance with' (que significa "em conformidade com") e está relacionado ao conjunto de mecanismos destinados a cumprir e a fazer cumprir, no âmbito institucional, todas as normas legais vigentes.

Abrange, também, questões de cunho ético, notadamente em virtude da impossibilidade de acompanhamento em tempo real, pela legislação, de todos os possíveis comportamentos destinados à consecução de fins ilícitos ou imorais.

Desta forma, estar in compliance significa cumprir os preceitos determinados pelo ordenamento jurídico e, ao mesmo tempo, atuar com base em elevados princípios de ética.

Canal de conduta ética

Contamos com você para construirmos uma Instituição cada vez mais ética.

Nossa instituição está sempre preocupada em manter o ambiente de trabalho íntegro e livre de irregularidades. Por isso, disponibilizamos para colaboradores, clientes e parceiros um canal de comunicação. Ao utilizá-lo, você poderá fazer relatos de qualquer natureza, referentes a fatos que não estejam de acordo com o Código de Conduta Ética, as leis ou com os nossos valores.

Contato Seguro, empresa contratada para realizar o gerenciamento do Canal de Conduta Ética da Universidade de Uberaba (UNIUBE), bem como de todas as unidades sob sua gestão — dentre as quais o Hospital Regional José Alencar — é totalmente imparcial e garante o sigilo e a confidencialidade dos relatos recebidos.

O contato pode ser realizado 24 horas por dia e é 100% sigiloso.

Soube de alguma irregularidade?

chamada-telefonica - Copia.png

Ligue:

0800 517 1006

 

Dúvidas frequentes

pessoas-juntas.png
Conexões.png
cadeado.png
local-na-rede-internet.png
lupa.png
polegar-para-cima.png
Ouvidoria.png
megafone.png

Por que nossa Instituição precisa de um canal de conduta ética? Nossa instituição dispõe de um Código de Conduta Ética com o intuito de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos colaboradores, clientes e parceiros de negócios. Entretanto, sempre poderá haver alguma parte mal-intencionada, podendo colocar em risco outros colegas e a instituição como um todo. Frente a isso, disponibilizamos um Canal de Conduta Ética, por meio do qual você pode fazer relatos de casos de qualquer natureza e que você acredita estarem indo contra as leis ou o nosso Código de Conduta Ética.

Como funciona? O Canal de Conduta Ética é gerenciado pela Contato Seguro, uma instituição independente e totalmente imparcial. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site contatoseguro.com.br/uniube ou pelo Disque Conduta Ética 0800 517 1006 (a ligação é gratuita). O canal funciona 24 horas por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro, que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução. Ao fazer uma notificação, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.

Posso ser identificado? Não. O contato é realizado por meio de uma instituição independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato. Em nenhuma hipótese, o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão identificados.

Que tipo de casos posso relatar pelo canal? Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, clientes e parceiros. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa instituição devem ser reportados também. Veja alguns exemplos: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc. Além disso, você também pode utilizar o canal para sugerir melhorias que considera relevantes para o desenvolvimento da nossa instituição.

Preciso ter evidências? Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto ao relato. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada. Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a notificação por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências.

Quais são os benefícios? Com o apoio do Canal de Conduta Ética, nossa instituição fortalece, ainda mais, a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da instituição e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.

Quem atende ao telefone e ouve os relatos? A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a nossa instituição e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será relatado. Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, nossa instituição ou o comitê responsável pela apuração conseguirão descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.

Como acompanhar o meu relato? Ao fazer um relato, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento do seu relato. Para isso, acesse o site contatoseguro.com.br/uniube e escolha a opção "Consultar". Caso você faça um relato via telefone, a Ouvidoria irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos, a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, o comitê poderá lhe solicitar mais informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este protocolo, e a sua contribuição será de extrema importância. Fique atento e continue ajudando a nossa instituição.

bottom of page