Voluntariado

A implantação do voluntariado no Hospital Regional

Existem, no Brasil e no mundo, diversas organizações que se dispõem à realização de trabalhos de voluntariado, cuja atuação se desenvolve em diferentes campos, dentre os quais a Saúde. Neste, em específico, a colaboração agrega muito ao processo de humanização buscado pelos hospitais, contribuindo de incontáveis maneiras para a consolidação de um ambiente mais agradável para todos. Cada organização desenvolve projetos próprios e específicos, todos os quais com repercussões positivas para usuários, colaboradores e terceiros.

Tendo em vista referido cenário, a Diretoria do Hospital Regional José Alencar provocou, em abril de 2018, o Conselho Gestor no intuito de dar início ao processo de implantação de voluntariado no âmbito do Hospital Regional José Alencar. Foi proposto que a organização a atuar no Hospital ficaria responsável pela administração do estacionamento do subsolo — revertendo os resultados deste em prol do próprio Hospital Regional — além de outros projetos a serem definidos.

O presidente do Conselho Gestor, primando pelos princípios da publicidade, transparência e isonomia, recomendou a realização de processo público oportunizando a todas as organizações que tivessem interesse em atuar no Hospital Regional José Alencar a se manifestarem, o que foi aprovado por unanimidade na Reunião Ordinária n.º 004/2018.

Foi publicado, em 26 de abril de 2018, Comunicado referente aos trabalhos de voluntariado no Hospital Regional José Alencar na Edição n.º 1.603 do Porta-Voz Uberaba. Foi agendada sessão pública para o dia 17 de maio de 2018, oportunidade na qual as organizações de voluntariado interessadas deveriam apresentar as documentações pertinentes.​

No dia 10 de maio de 2018 foi realizada reunião na Prefeitura Municipal de Uberaba, envolvendo representantes do Hospital Regional José Alencar, a Primeira Dama do Município de Uberaba, Sra. Heloísa Maria de Carvalho Nogueira, bem como a Sra. Marília Andrade Cordeiro, a Sra. Maria Madalena Pires de Almeida Guapo, a Sra. Ângela Martins Dib Resende e a Sra. Eliane Portelinha Mota Veríssimo. A Diretoria do Hospital Regional apresentou, na ocasião, relatório referente ao desenvolvimento das atividades de implantação do voluntariado, recebendo diversas sugestões, conselhos e ideias. Foi entregue aos representantes do Hospital documento contendo os e-mails das organizações de voluntariado atuantes na área da Saúde em Uberaba, recomendando-se o encaminhamento de convite às mesmas, o que foi realizado na tarde do mesmo dia.

 

Em 17 de maio de 2018 foi realizada a sessão pública, à qual somente 1 (uma) organização de voluntariado compareceu: a VAMHUS — Voluntários e Amigos do Hospital Universitário, atuante no Mário Palmério Hospital Universitário há 9 (nove) anos (na data desta reunião). Todos os documentos pertinentes foram entregues à equipe do Hospital Regional José Alencar, sendo posteriormente formalizados os trâmites para início de atuação daquela.

VAMHUS

Vamhus.png

Conforme informações no sítio eletrônico do Mário Palmério Hospital Universitário, a proposta do trabalho desenvolvido pela VAMHUS "tem por objetivo sistematizar ações humanizadas no ambiente hospitalar, desenvolvendo ações que visam um acolhimento diferenciado nas salas de espera dos ambulatórios".

Referido trabalho voluntário "tem a premissa de humanizar o hospital como um todo, lembrando que a humanização não beneficia apenas o paciente, mas todo o ambiente hospitalar e que um ambiente acolhedor representa um diferencial significativo tanto para o público externo (usuários), como para o público interno (colaboradores)."

Destaca-se a realização de projetos como o "Café com Afeto" (disponibilização de café, leite, chá e bolachas nos espaços de acolhimento para pacientes em atendimento, ambulatorial ou hospitalar), o "Embeleze" (limpeza e corte das unhas, corte de cabelo, barba, etc. para pacientes), o "Cheirosinho" (distribuição aos pacientes, no ato da internação, de kits de higiene incluindo xampu, sabonete, creme e escova dental, pente e barbeador), "Grupo Encantar" (coral itinerante), dentre outros. Referidas ações, destaca o site supramencionado, "aliviam a dor e o sofrimento de pacientes, familiares e colaboradores".

Oração do Voluntário

Obrigado, Senhor, por colocar em nossos caminhos semelhantes com quem possamos vivenciar experiências de amor e ternura!

Obrigado, Senhor, por imbuir em nossos corações sentimento de perseverança, para dedicar nosso dia a dia na luta pela transformação da vida daqueles que, nesse momento, encontram-se mais necessitados.

Senhor, Nosso Pai, pedimos Sua vigília sob as nossas mãos, olhos e ouvidos para que sejam ferramentas essenciais do nosso trabalho, dedicadas somente à prática do bem.

Senhor, faz-nos compreender que as dificuldades são o caminho para o alcance dos nossos objetivos.

Que assim seja!

Torne-se um voluntário!

Você deseja se tornar um voluntário da VAMHUS no Hospital Regional José Alencar? Temos certeza de que você poderá contribuir muito para tornar mais feliz a vida de outras pessoas.

Entre em contato conosco pelo telefone (34) 3334-7657, ou nos escreva uma mensagem na aba Contato manifestando seu interesse em se tornar um voluntário, e nós lhe repassaremos todas as informações necessárias.

VOLTAR