top of page
  • Foto do escritorMiryam das Graças Andrade Pereira

5 de agosto: Dia Nacional da Saúde

No dia 5 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Saúde no Brasil.


A data, escolhida em homenagem ao aniversário do médico sanitarista Oswaldo Cruz, marca o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da saúde e dos cuidados relacionados a ela.


Você quer saber um pouco mais sobre o assunto? Separamos neste post algumas informações que consideramos interessantes. Confira e tenha uma ótima leitura!


Mas afinal, O que é saúde?


A palavra saúde encontra sua origem no Latim ‘salus’, que significa “bom estado físico”.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou, em 1946, a definição de saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade”.


Alguns estudiosos afirmam que, tratando-se de algo difícil de ser conquistado, o conceito de saúde da OMS deveria ser interpretado como um norte, um compromisso, um horizonte a ser buscado. Todavia, não há dúvidas de que há muitos pontos em comum entre os conceitos de qualidade de vida e de saúde, de modo que se mostra necessário analisar conjuntamente corpo, mente e o contexto social no qual o indivíduo está inserido para poder avaliar melhor seu estado de saúde.


O cuidado com a saúde deve ser contínuo


O Dia da Saúde é comemorado em 5 de agosto, mas a preocupação com a saúde deve ser constante. Para isso, é recomendada a adoção de boas práticas no dia-a-dia, tais como:

  • Beber bastante água.

  • Manter uma alimentação balanceada.

  • Praticar exercícios físicos com regularidade.

  • Dormir bem.


Além disso, nestes tempos de pandemia de COVID-19, importante também:

  • Usar máscara.

  • Manter distanciamento social e evitar aglomerações.

  • Higienizar as mãos com frequência.


Quem foi Oswaldo Cruz?


Nascido em 5 de agosto de 1872, no município de São Luiz do Paraitinga, em São Paulo, Oswaldo Gonçalves Cruz foi um importante médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro.


Fonte da imagem: https://portal.fiocruz.br/trajetoria-do-medico-dedicado-ciencia


Responsável por importantes estudos, trabalhou intensamente no enfrentamento às principais doenças e epidemias que, à época, atingiam o Brasil, tais como a febre amarela, a peste bubônica, a varíola e a malária. Ele reformou o Código Sanitário e promoveu a reestruturação de todos os órgãos de saúde do país, sendo reconhecido como herói nacional em 1909.


Também ficou conhecido pela criação do Instituto Soroterápico Federal (atual Fundação Oswaldo Cruz — Fiocruz) e da Academia Brasileira de Ciências.


O Hospital Regional José Alencar e a saúde


A missão do Hospital Regional José Alencar (HRJA) é “promover, com excelência, assistência à saúde de média complexidade da Macrorregião do Triângulo Sul, no âmbito do Sistema Único de Saúde, fundamentados na responsabilidade social, valorização da vida, do ensino e da pesquisa”.


Prestar assistência, neste contexto, significa dar ajuda ou auxílio especializado na área médica, ao passo em que a excelência está relacionada ao esforço constante no sentido de buscar a segurança do paciente e a aplicação das melhores técnicas possíveis.


O HRJA tornou-se Acreditado Pleno pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) no mês de julho de 2021, reflexo de sua preocupação com a qualidade e a melhoria contínua de seus processos.

67 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page