• Gustavo Silva Stark Resende

Hospital Regional: 4 anos de qualidade em assistência à saúde

O Hospital Regional José Alencar (HRJA) foi inaugurado oficialmente no dia 4 de setembro de 2017, com apenas 20 leitos de enfermaria. Hoje, 4 anos depois, é Acreditado Pleno junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA) e atua como hospital de referência para atendimento dos casos de COVID-19 (Coronavírus) da Macrorregião do Triângulo Sul, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), realizando atendimentos clínicos, cirúrgicos e de cuidados intensivos — COVID e não-COVID — com 50 leitos de UTI e 103 leitos de enfermaria ativos.



Chegar aqui exigiu muita dedicação de toda a equipe. O estímulo de promover, com excelência, assistência à saúde dos cidadãos dos 27 municípios do Triângulo Sul, fundamentados na responsabilidade social, na valorização da vida, do ensino e da pesquisa, iluminou nosso caminho. Temos a imensa satisfação de saber que, durante nossa jornada, fizemos uma grande diferença na vida de milhares de pessoas e famílias.


Os valores organizacionais adotados em nosso planejamento estratégico nortearam o caminho do HRJA, bem como a atuação de cada um dos profissionais que deixaram sua marca aqui. A ética e o respeito, o comprometimento e a responsabilidade, a qualidade, a humanização, a sustentabilidade e a economicidade, a transparência e o trabalho em equipe são nossas referências e guias.


Durante esse período registramos mais de 10 mil internações, cerca de 3.200 cirurgias e 47 mil atendimentos ambulatoriais. Confira os principais marcos de nossa história na linha do tempo do site do hospital.


Registramos, primeiramente, nossa gratidão a todos os colaboradores — corpo clínico e setores assistenciais, de apoio e administrativos — que sempre deram o melhor para que pudéssemos oferecer uma assistência de excelência em saúde para nossos clientes. Cada um de vocês desempenhou um papel importantíssimo durante essa trajetória e fez a diferença.


Esses resultados não seriam possíveis sem a colaboração e parceria daqueles que estiveram ao nosso lado durante esse período, em especial do Governo Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, do Governo do Estado de Minas Gerais, pela Secretaria de Estado de Saúde, da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, do Governo Federal, das gestoras do HRJA — Sociedade Educacional Uberabense / UNIUBE e Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) — e dos órgãos representativos integrantes do Conselho Gestor do HRJA, de quem nos recordamos com gratidão neste momento tão especial.


Somos gratos, também, a todas as demais instituições hospitalares e de saúde de Uberaba e região, que por uma força conjunta não mediram esforços no intuito de buscar prestar a melhor assistência humanamente possível, durante a pandemia, àqueles que precisaram.


Nossa gratidão à VAMHUS, que, desde o início, traz conforto e acolhimento a todos os que circulam nessa instituição, bem como às pessoas, empresas e instituições que contribuíram, na medida do possível, com o trabalho aqui desempenhado, seja pela doação de equipamentos hospitalares, medicamentos, insumos, EPIs, ou mesmo pela dedicação de tempo, prestando homenagem à nossa equipe e recordando, reiteradamente, cada um dos profissionais desta casa de saúde de sua importância e valor. São tantas pessoas que seria impossível listá-las aqui, mas somos gratos a cada uma de vocês.


A gratidão caminha lado a lado com esse firme propósito de nos superarmos sempre, de fazermos a diferença e de buscarmos a excelência em cada uma de nossas ações.


Feliz aniversário, Hospital Regional José Alencar. Que os anos vindouros estejam repletos de muitas conquistas e resultados, revertidos em prol de toda a Macrorregião do Triângulo Sul. Parabéns a todos!

58 visualizações

Posts recentes

Ver tudo