• Miryam das Graças Andrade Pereira

Imagem da Padroeira da Cidade visita HRJA

O Hospital Regional José Alencar (HRJA) recebeu, no dia 29 de julho de 2021, a imagem de “Nossa Senhora da Abadia”, Padroeira de Uberaba, oportunidade na qual foi celebrada Santa Missa no anfiteatro da instituição pelo Padre Alexsandro e foram percorridas as Enfermarias e UTIs levando bênçãos e esperanças aos católicos a favor da saúde e pelo fim da pandemia.



A imagem de “Nossa Senhora da Abadia”, um dos títulos dados à Virgem Maria pela Igreja Católica — conhecida como Padroeira dos males desconhecidos —, é representada por Maria de pé, com uma coroa na cabeça e o Menino Jesus em seus braços.


A devoção a Nossa Senhora da Abadia encontra sua origem na instalação dos Portugueses no Triângulo Mineiro, e a festa em louvor, comemorada no dia 15 de agosto no Município de Uberaba, completa 140 anos em 2021.


A visita aos hospitais do Município antecede a celebração e leva bênçãos aos fiéis.


A fé e sua influência na saúde


“Há mais de um século, o canadense William Osler (1849-1919), pensador da medicina moderna, cunhou uma frase inspiradora: “A fé despeja uma inesgotável torrente de energia”. Contudo, até muito recentemente, medicina e espiritualidade não conversavam. Hoje, nove em cada dez universidades médicas nos Estados Unidos incluíram na grade curricular o tema espiritualidade e saúde. No Brasil, ainda engatinha. m, portanto, deixar de lado os preconceitos, mas também os exageros religiosos, e crer.” (1)


Segundo recente pesquisa realizada nos Estados Unidos, já são muitos os médicos que enxergam uma ligação entre fé e saúde. Mais da metade (56%) dos profissionais entrevistados em pesquisa publicada no JAMA (“Journal of the American Medical Association”) afirmaram acreditar que a religião e a espiritualidade têm influência significativa na saúde dos pacientes. (2)



IMPORTANTE: Destacamos que o HRJA atua como hospital de referência para o tratamento dos casos suspeitos e confirmados de infecção por COVID-19 de Uberaba e região dentro do âmbito do SUS e, como tal, observa em todas as atividades de caráter coletivo as medidas de segurança relacionadas à prevenção contra a disseminação e propagação do vírus, tais como o distanciamento social e o uso de equipamentos de proteção individual.


Referências:


(1) LOPES, Adriana Dias. A real influência da fé nos tratamentos médicos. Disponível em https://veja.abril.com.br/saude/a-real-influencia-da-fe-nos-tratamentos-medicos/. Publicado em 04/12/2020. Atualizado em 23/21/2020. Acesso em 06/08/2021.


(2) BERGEL, Mariana. Fé influencia na saúde. Disponível em http://www.crmpb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21900:fe-influencia-na-saude&catid=46:artigos&Itemid=483. Acesso em 06/08/2021.

26 visualizações

Posts recentes

Ver tudo