top of page
  • Foto do escritorHRJA

Treinamento sobre Inteligência Emocional

Em 14 de maio de 2020 diversos colaboradores do Hospital Regional José Alencar (HRJA) tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre Inteligência Emocional com a Trainer Priscila Franchi, Gestora de Pessoas especialista em transformação e aumento de performance de líderes e equipes em ambientes corporativos, em parceria com a empresa Transforma Saúde, organização especializada em consultorias destinadas à transformação dos resultados na área da saúde por intermédio de soluções inovadoras como o DRG Brasil.



Os colaboradores do HRJA puderam participar da atividade, realizada por intermédio de videoconferência, da sala de reuniões e do anfiteatro, locais nos quais foram adotadas todas as medidas de segurança e distanciamento relacionadas à prevenção em face do COVID-19 ("Coronavírus").


A trainer trabalhou diversos aspectos de relevo em sua exposição, tais como, por exemplo, a importância das escolhas feitas em todos os campos da vida, o conceito de inteligência emocional e seus impactos no dia-a-dia, o processo de terceirização da culpa (quando alguém atribui a responsabilidade pelo que ocorre com ele a outras pessoas), a atuação da capacidade de adaptação na busca por novas soluções e estratégias diante de momentos de dificuldade e de crise, bem como a inexistência de fórmulas prontas para alcançar os resultados.



Foi apresentado o conceito de VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity), cujo significado traduz a vivência diária de profissionais cuja atuação remonta à liderança. A volatividade relaciona-se à natureza dinâmica das mudanças; o ser humano vive em uma montanha russa em alta velocidade que impulsiona as mudanças na vida. A incerteza está presente na imprevisibilidade dos eventos. A complexidade decorre do fato de que muitos fatores estão envolvidos em qualquer processo de transformação; há muitas conexões no dia-a-dia, várias das quais interdependentes. A ambiguidade, finalmente, concerne aos diferentes pontos de vista que as pessoas têm para entender e analisar os fatos.


Foi proposto aos participantes o desenvolvimento de planos de ação destinados à resolução dos problemas surgidos na própria vida.


Priscila Franchi falou sobre o COVID-19 e as mudanças provocadas pelo mesmo no cenário mundial. Recomendou, diante dos pensamentos que têm surgido diariamente sobre o tema, a realização de exercícios de autoavaliação, autoquestionamento e autocrítica. Em todas as situações de dificuldade é possível identificar elementos que colaboram para o crescimento individual.


Salientou, ainda, o valor de ser abundante, o qual implica ser capaz de fornecer ajuda aos semelhantes (ajudar), mostrar-se merecedor de receber a ajuda dos demais (receber), atuar de modo ativo (fazer) e ser grato pelo que se tem (agradecer).


O treinamento foi uma oportunidade enriquecedora para todos os participantes.

99 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page