Outubro Rosa — Palestra Sobre o Câncer de Mama

Foi realizada uma atividade especial no Hospital Regional José Alencar (HRJA) relacionada ao Outubro Rosa, em 24 de outubro de 2019, às 15 h. A palestra, sob coordenação da Comissão de Humanização e Eventos, teve por objetivo promover a conscientização quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.


A palestra foi conduzida pela Assistente Social Jasciaria Batista, Especialista em Políticas Públicas, Gestão e Serviço Social e Especialista em Saúde Coletiva.



Jasciaria falou sobre o Projeto Previna-se, desenvolvido pelo Serviço Social do HRJA em parceria com o Serviço Social da UNIUBE/MPHU (Mario Palmério Hospital Universitário) em 2017, cujo objetivo consiste em promover ações com intuito de orientar colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre a importância da prevenção ao câncer de mama/colo de útero, bem como câncer de próstata.


A palestrante trouxe diversas informações sobre as formas de se proteger do câncer de mama, estatísticas relacionadas ao surgimento de novos casos no Brasil, sinais corporais pelos quais é possível identificar o câncer de mama e os direitos sociais da pessoa com câncer.


Findada a parte expositiva, foi realizada dinâmica com os presentes com o objetivo de destacar como, ao viver em sociedade, somos corresponsáveis pela vida e saúde dos demais: é importante prestar atenção nos semelhantes e propagar amor e carinho.


A palestra foi abrilhantada com o relato de Viviane Campos, que apresentou ao conjunto uma sensível narração sobre a difícil jornada pela qual passam as mulheres que são diagnosticadas com câncer de mama.



Viviane falou sobre o grande preconceito existente na sociedade, bem como sobre o processo de recuperação, que é demorado e desgastante.


Destacou também a importância de se consultar periodicamente com um Mastologista, médico especialista que estuda, previne, diagnostica, trata e reabilita todas as doenças da mama. Apontou, também, que todos devem estar atentos aos seus corpos e, caso surjam marcas, manchas ou sinais estranhos, é necessário investigar junto a um médico. O ato de cuidar de si mesmo deve ser praticado diariamente.

35 visualizações
Intranet.png

©2019 por Hospital Regional José Alencar

Rua Doutor Edelweiss Teixeira, n.º 101, Bairro Mercês — Uberaba/MG, CEP 38.061-515

Telefone: (34) 3334-7600

Termos de Uso e Política de Privacidade