top of page
  • Foto do escritorHRJA

SIPAT-2020 — Ergonomia no Ambiente de Trabalho e em Home Office

A Fisioterapeuta Amanda Muniz contribuiu com a II SIPAT do Hospital Regional José Alencar (HRJA) apresentando, no dia 15/12/2020, às 14h30min, a terceira palestra do evento, intitulada Ergonomia no Ambiente de Trabalho e em Home Office.


A exposição, realizada por videoconferência, foi acompanhada pelos colaboradores do HRJA no anfiteatro da instituição, onde todas as medidas de segurança relacionadas à pandemia de COVID-19 foram adotadas.



A palestrante informou que a palavra Ergonomia tem origem no grego, ergon (trabalho) e nomos (leis). Conforme Manual de Aplicação da NR-17, "Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento".


Conforme explicou a Fisioterapeuta, a ergonomia adapta o ambiente de trabalho trazendo melhorias para que o colaborador fique mais confortável e possa desempenhar suas atividades laborais com maior qualidade. A partir da observação realizada in loco é gerado um relatório conhecido como Análise Ergonômica do Trabalho, o qual dá origem a um plano de ação destinado a minimizar ao máximo os riscos ergonômicos identificados. São observados, dentre outros aspectos, a postura, como é realizado o levantamento e transporte manual de cargas, os dados ambientais (iluminação, temperatura, umidade relativa do ar, velocidade do vento, etc.), o mobiliário (mesa/bancada, ferramentas de trabalho utilizadas...).


A palestrante destacou que, com o advento da pandemia de COVID-19, surgiu a necessidade em diversos setores de realização de home office por seus colaboradores e, com isso, a preocupação com a preparação/adaptação de referido ambiente para o desempenho das atividades laborais (notadamente, as de caráter administrativo).


Amanda Muniz observou que a maioria das pessoas não possui, em suas casas, um ambiente especificamente adaptado para o trabalho no qual sejam observados os aspectos ergonômicos. Apresentou o exemplo do notebook que, não obstante seja uma excelente ferramenta, demanda alguns acessórios quando utilizado por longos períodos (jornadas de trabalho de 8 horas) para evitar desconfortos na coluna, nos ombros e em outras partes do corpo como um suporte e um teclado independente.


Como organizar o posto de trabalho em casa?


A palestrante apresentou algumas dicas que devem ser observadas por quem precisa trabalhar em home office:


1. A escolha do local na nossa casa. Dar preferência para cômodos de menor circulação de pessoas, onde haja privacidade e caiba a estação de trabalho (mesa, cadeira, computador, telefone, etc.). Evitar locais onde a janela possa causar distrações, bem como posicionar o notebook em frente à janela, pois isso pode causar, dentre outros fatores, ofuscamento, reflexo e fadiga visual.


2. Condições ambientais. É necessário que o ambiente esteja bem iluminado (a iluminação, seja natural ou artificial, deve estar uniformemente distribuída e difusa, evitando-se sombras e contrastes excessivos). A exposição ao sol pode ser reduzida com o uso de cortinas ou persianas. É indicado que o ambiente seja bem ventilado e não haja frio ou calor excessivos.


3. Posicionamento adequado da cadeira. Inexistindo em casa uma cadeira com ajustes de regulagem como no escritório, é necessário que o trabalhador se mantenha atendo aos sinais de desconforto físico. A coluna deve permanecer apoiada ao máximo no encosto da cadeira; o assento deve ser utilizado por completo e a parte posterior dos joelhos não deve encostar na borda da cadeira. Os pés devem estar apoiados por completo no chão sem que as demais partes do corpo deixem de estar bem posicionados.



4. Altura do computador. Para a manutenção da coluna cervical em postura adequada é necessário que a altura do computador também esteja adequada; para tanto, é possível utilizar, por exemplo, objetos firmes como livros sob o monitor. O ideal é que a pessoa olhe para frente e esteja a uma distância de 40 a 75 cm de distância da tela. É possível adquirir um suporte para monitor para ajustar a altura do monitor.


5. Apoio para os pés. Tem por objetivo melhorar a postura da pessoa, recomendando-se evitar comprar apoios com superfícies lisas.


6. Pausas. O corpo humano não foi preparado para permanecer parado por períodos prolongados de tempo e fazê-lo pode gerar desconforto na região da coluna lombar e nos membros inferiores. Recomenda-se a realização de pausas de aproximadamente 8 minutos a cada hora de trabalho contínuo. Nestes momentos, sugere-se a realização de exercícios de alongamento, beber um copo de água e utilizar o banheiro, caso necessário.


Considerações importantes


A palestrante apresentou algumas outras dicas enriquecedoras a serem observadas por todos aqueles que necessitem desempenhar suas atividades em home office:


  • Evite dormir tarde para que não sinta sono durante a jornada de trabalho.

  • Evite trabalhar à noite, preferindo o horário comercial - estabeleça uma rotina.

  • Vista-se como se fosse para a empresa - Pode ser que seja necessária a realização de reuniões virtuais.

  • Inicie e finalize sua jornada de trabalho nos mesmos horários, ou nos horários acordados com a empresa.

  • Evite distrações: o foco no trabalho é fundamental para a produtividade.

  • Estabeleça um cronograma diário de tarefas a serem realizadas.

  • Tenha rotina para se alimentar.

  • Desconecte-se das redes sociais.


Clique aqui para saber mais sobre as outras palestras da II SIPAT do HRJA.


 

IMPORTANTE: Destacamos que o HRJA atua como hospital de referência para o tratamento dos casos suspeitos e confirmados de infecção por COVID-19 de Uberaba e região dentro do âmbito do SUS e, como tal, observa em todas as atividades de caráter coletivo as medidas de segurança relacionadas à prevenção contra a disseminação e propagação do vírus, tais como o distanciamento social e o uso de equipamentos de proteção individual.

56 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page