top of page

Serviços e setores

Atendimento

Atendimento
Representante de Suporte ao Cliente

O Setor de Atendimento é responsável pelo primeiro contato com nossos clientes, atuando diretamente nos procedimentos de internação, agendamento de consultas e de exames laboratoriais e de imagens.

Contato: (34) 3334-7664

O Setor de Atendimento do Hospital Regional José Alencar possui como principal finalidade proporcionar aos nossos clientes um atendimento ágil e humanizado, unindo tecnologia de ponta a uma equipe altamente capacitada.

Este setor, que atua diretamente nos procedimentos de internação, agendamento e organização dos atendimentos em consultas ambulatoriais e exames laboratoriais e de imagens — dentro do perfil assistencial deste estabelecimento de saúde — é o primeiro ponto de contato entre nossos clientes e o Hospital Regional José Alencar.

Os colaboradores da equipe de Atendimento recepcionam os clientes, prestam as informações necessárias, realizam a identificação dos visitantes e encaminham os usuários de nossos serviços ao seu local de destino, permitindo que os demais colaboradores da equipe do Hospital Regional possam se concentrar na prestação da melhor assistência possível, com foco na estadia agradável do paciente e em sua recuperação.

Central de Material e Esterilização (CME)

CME
CME.png

A Central de Material e Esterilização (CME) do Hospital Regional José Alencar é o setor responsável por realizar o reprocessamento de artigos médico-hospitalares permitidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.​

Contato: (34) 3334-7611

A Central de Material e Esterilização (CME) é o setor do Hospital Regional José Alencar que tem por finalidade realizar o reprocessamentos de artigos médico-hospitalares permitidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

 

O reprocessamento é o ato de tornar os materiais utilizados na assistência aos pacientes aptos novamente para serem utilizados em outros pacientes. Tal atividade é possível através da esterilização por vapor saturado sob pressão (autoclave) e desinfecção de alto nível (termodesinfecção).

 

Na CME todo material utilizado na assistência médica e de enfermagem ao paciente é lavado, criteriosamente inspecionado através de lupas de aumento de 8x para posterior desinfecção ou esterilização conforme a especificidade e finalidade de uso de cada material.

 

Para a garantia da eficácia do reprocessamento desses materiais, o setor trabalha com a testagem de todas as etapas dos processos utilizando monitores da eficácia de limpeza dos materiais, da desinfecção ou esterilização.

 

Todos os colaboradores que atuam no setor são treinados e capacitados para o desempenho das suas atividades com o mais alto padrão de qualidade.

Desenvolvimento de Pessoas

DP
Entrevista de emprego

Responsável por promover relações de trabalho transparentes, colaborativas e com visão humanista, este setor alenta o desenvolvimento do colaborador, ampliando seu sentimento de satisfação pessoal, profissional e de pertencimento.

Contatos: (34) 3334-7643 / (34) 3334-7647

Horário de funcionamento: das 7 h às 18 h, de segunda a sexta-feira.

O Setor de Desenvolvimento de Pessoas do Hospital Regional José Alencar tem como objetivo potencializar o capital humano, assim como estimular a motivação e o engajamento de colaboradores. Trabalha com um sistema de gestão que possibilita a qualificação, eficiência e satisfação pessoal dos colaboradores, com o intuito de estar sempre em consonância com a missão, visão e valores institucionais.

 

O Serviço de Formação Permanente, ligado ao setor de Desenvolvimento de Pessoas, tem como finalidade atender às necessidades de treinamento e desenvolvimento dos profissionais da Instituição a partir de uma demanda identificada, ou por determinação das políticas e normativas.

A área é responsável pelo planejamento e organização dos treinamentos e capacitações corporativas do HRJA, contemplando os aspectos técnicos e comportamentais, contribuindo para a instituição ser um centro constante de formação e desenvolvimento profissional.

Entre os objetivos do setor estão:

  • Estimular a visão estratégica dos gestores.

  • Desenvolver o Planejamento Estratégico Institucional.

  • Promover a captação, a retenção, a qualificação e o desenvolvimento dos colaboradores.

  • Contribuir para um ambiente de trabalho saudável e seguro, através do fortalecimento do papel do gestor.

  • Zelar por relações de trabalho íntegras que visem a excelência dos serviços prestados, compreendendo as pessoas como pilar estruturante para atingir as metas e alcançar os resultados organizacionais.

 

Algumas das nossas ações e programas:

  • Recrutamento e Seleção por Competências — Interno e Externo.

  • Integração Institucional, composto pelo programa Anjo da Guarda.

  • Avaliação do Período de Experiência.

  • Avaliação de Desenvolvimento Profissional e Plano de Desenvolvimento Individual.

  • Troca de Ideias com a Diretoria.

  • Treinamentos Comportamentais.

  • Planejamento Estratégico Organizacional.

  • Encontros Estratégicos Mensais com os gestores para discussão dos indicadores definidos no Planejamento Estratégico.

  • Programa de Qualidade de Vida do Colaborador.

  • Programa de Formação de Liderança.

  • Programa de SensibilizAÇÃO das equipes.

  • Entrevista de Desligamento.

  • Elaboração e divulgação do calendário mensal de atividades de formação e desenvolvimento dos colaboradores do Hospital Regional.

  • Chave de Enfermagem, encontros mensais de capacitação e desenvolvimento dos enfermeiros do Hospital Regional.

 

Alguns dos nossos indicadores:

  • Total de colaboradores classificado por tipo (Assistencial / Administrativo / Operacional).

  • Taxa de absenteísmo.

  • Turnover.

  • Taxa de acidentes de trabalho.

  • Índice de horas/homem treinamento.

  • Saídas no período de experiência.

  • Taxa de entrevistas de desligamentos realizadas.

  • Relação enfermeiro/leito.

  • Relação enfermagem/leito.

  • Relação pessoal/leito.

O setor de Desenvolvimento de Pessoas atua de forma colaborativa para a consolidação de uma gestão hospitalar democrática e participativa, que aplica os conceitos de gestão por evidências e de gestão por competências resultando no alcance da excelência nos serviços prestados e dos resultados da Instituição.

Faturamento

Faturamento
Homem que datilografa em um portátil

O Faturamento é responsável pela montagem dos prontuários, por otimizar os atendimentos ambulatoriais e hospitalares para que seja possível processá-los e efetuar a cobrança dos procedimentos realizados no Hospital Regional José Alencar.

Contato: (34) 3334-7661

O setor de Faturamento atua desde o momento da chegada do paciente até sua alta.

Dentre os colaboradores de referido setor, os escriturários são responsáveis pelo recolhimento de todos os documentos, relatórios médicos, resultados de exames, por organizá-los e promover a montagem do prontuário.

Na sequência os documentos são encaminhados à sala do Faturamento, onde são conferidos, analisados, processados e deles extraídos todos os procedimentos realizados durante o período de internação ou atendimento ambulatorial.

 

Por tratar-se o Hospital Regional José Alencar de estabelecimento de saúde que realiza 100% de seus atendimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde — SUS, é utilizada como referência a tabela do Sistema Único de Saúde, por intermédio da qual são codificados todos os procedimentos de cada “conta”, os quais são encaminhamos aos cuidados da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Uberaba/MG.

Hotelaria Hospitalar

Hotelaria
Cama hospitalar

A Hotelaria Hospitalar abrange os serviços de Lavanderia, Limpeza e Higienização, Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) e Paisagismo do Hospital Regional José Alencar.

Contato: (34) 3334-7646

O Setor de Hotelaria Hospitalar do Hospital Regional José Alencar compreende diversos serviços que possuem o objetivo comum de atender às necessidades de nossos usuários/clientes, bem como de assegurar uma boa assistência em saúde com todas as condições de conforto, qualidade e humanização.

Todos os colaboradores que atuam nos serviços abaixo descritos recebem treinamento e capacitação específicos para que possam garantir o aperfeiçoamento de suas habilidades e métodos e possam alcançar, com organização e otimização, melhor atendimento e resultados.

LAVANDERIA

Lavanderia Hospitalar é um serviço de apoio que possui papel importante no atendimento dos pacientes, possuindo por finalidade coletar, pesar, separar, processar, reparar e distribuir roupas  em condições de uso, higiene, quantidade, qualidade e conservação a todas as unidades de serviços de saúde, devendo garantir o atendimento das demandas e a continuidade da assistência.

LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO

Limpeza e Higienização Hospitalar diz respeito às técnicas de limpeza e desinfecção utilizadas em todos os ambientes internos do Hospital Regional José Alencar. São aplicados diferentes tipos de procedimentos a depender do risco de infecção presente em cada ambiente (tais como, por exemplo, o Bloco Cirúrgico, as UTIs, enfermarias, ambulatórios, áreas administrativas, dentre outros).

O principal objetivo da higienização hospitalar consiste em prevenir a ocorrência de infecções relacionadas à assistência à saúde, isto é, aquelas adquiridas por meio de procedimentos de saúde ou durante o período de internação hospitalar.

PGRSS

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) tem por objetivo minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro e eficiente, visando a proteção dos trabalhadores, a prevenção da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

PAISAGISMO

Paisagismo Hospitalar oferece a proximidade com a natureza, o que colabora com a diminuição dos impactos negativos que podem surgir ao longo do período de internação. Referido serviço compreende a escolha e a conservação/manutenção de todas as plantas que serão utilizadas dentro do ambiente hospitalar, sua poda, regagem, adubação, conservação, limpeza e remoção de folhas secas, dentre diversas outras.

Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE)

NEPE
Conferência audiovisual

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE) é responsável pela área acadêmica e realiza o acompanhamento das atividades de Residência Médica, estágios, pesquisa e extensão e visitas técnicas no Hospital Regional José Alencar.

Contato: (34) 3334-7620

Hospital Regional José Alencar é campo de:

  • Pesquisas acadêmicas e extensão universitária.

  • Residência Médica.

  • Estágios em:

    • Medicina (Internato).

    • Enfermagem e Técnico de Enfermagem.​

    • Psicologia (Hospitalar e Organizacional).

    • Nutrição.

    • Engenharia.

  • Visitas técnicas.​

Ouvidoria

Ouvidoria
reunião

O Setor de Ouvidoria é responsável pelo registro e acompanhamento das sugestões, elogios e reclamações relacionados ao atendimento pelos setores e serviços do Hospital Regional José Alencar. Desempenha importante papel no acompanhamento das solicitações.

Contato: (34) 3334-7669

O Setor de Ouvidoria atua como canal de comunicação entre pacientes, acompanhantes e usuários em geral dos serviços prestados pelo Hospital Regional José Alencar — por meio dos elogios, críticas construtivas, sugestões e reclamações recebidas — e a gestão da instituição.

Foram realizadas, em 2019, aproximadamente 2.400 pesquisas com pacientes e acompanhantes, durante o período de internação e após a alta hospitalar, alcançando o Hospital Regional José Alencar um índice de 99,6% de satisfação.

O formulário, que também pode ser preenchido espontaneamente e depositado em alguma das urnas espalhadas no Hospital Regional José Alencar, permite ao cidadão avaliar separadamente a qualidade da prestação de diversos serviços, bem como apresentar sugestões para que possamos oferecer uma experiência cada vez melhor para nossos clientes.

Nosso objetivo consiste em oferecer sempre um serviço de qualidade a todas as pessoas que passam pelo Hospital Regional. Por este motivo, registre a sua opinião: ela é muito importante para nós!

PROGRAMA RECONHECER

O Hospital Regional José Alencar trabalha com diversas boas práticas que possuem, como um de seus objetivos, o estímulo aos seus colaboradores à prestação de um serviço com cada vez maior qualidade e humanização.

Destaca-se, neste sentido, o Programa Reconhecer, pelo qual os elogios realizados nominalmente por nossos usuários aos colaboradores são registrados pelo Setor de Ouvidoria e, posteriormente, o trabalho realizado é reconhecido em reunião especial.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Nós queremos ouvir você, entre em contato conosco!

Nossos atendimentos são realizados presencialmente ou por telefone de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, nos períodos compreendidos entre 08h00 e 12h00 e entre 13h00 e 17h00.

Fale conosco pelo telefone (34) 3334-7669, pelo e-mail ouvidoria@hr.uberabadigital.com.br, ou pela aba Contato de nosso site institucional.

Psicologia Hospitalar

Psicologia
Mulher e psicóloga

A Psicologia atua no atendimento, acolhimento e avaliação dos clientes, seus familiares e acompanhantes, oferecendo suporte psicológico frente às principais dificuldades no que tange à fase do adoecimento.

Contato: (34) 3334-7648

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, no período compreendido entre 8 e 17 horas.

O Serviço de Psicologia do Hospital Regional José Alencar atende os pacientes internados e seus respectivos familiares, priorizando um atendimento tecno-científico de qualidade com ênfase na humanização, um dos valores institucionais deste estabelecimento de saúde.

 

A Psicologia Hospitalar tem como principal objetivo a minimização do sofrimento provocado pelo adoecimento, tratamento e hospitalização. Busca a compreensão do fenômeno do adoecer em sua totalidade, propondo a modificação da estrutura assistencial com foco na doença para uma forma de trabalho centrada no cliente, valorizando a relação médico-paciente e buscando a integração da equipe de saúde em um contexto multidisciplinar e humanizado.

 

O Psicólogo deverá contribuir para a instituição hospitalar na medida que se propõe a minimizar as angústias e o sofrimento do paciente e dos familiares inerentes ao processo de hospitalização. Oferece, também, suporte emocional à família em caso de óbito.

O atendimento psicológico atua na identificação de questões emocionais que possam estar interferindo no processo de adaptação à doença e tratamento, avalia a resposta adaptativa à situação adversa e a adesão ao tratamento. Desta maneira, o atendimento psicológico auxilia o paciente e seus familiares no processo de enfrentamento da situação adversa, compreensão do sofrimento psíquico vivenciado, ressignificação vital e na elaboração de respostas adaptativas positivas, possibilitando uma reorganização psíquica diante da nova realidade.

 

A presença do Psicólogo no contexto hospitalar propicia à equipe a ampliação do olhar e a compreensão da importância da dimensão psíquica dentro do contexto clínico do paciente, levando em consideração a singularidade de cada indivíduo frente ao processo de adoecimento e de tratamento. Corrobora, também, a relação equipe-paciente-família.

 

A atuação do profissional ocorre nos diversos setores do Hospital Regional José Alencar, tais como na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Clínica Médica, Clínica Cirúrgica (Ortopedia e Cirurgia Geral), Ambulatórios e Recepção, além da participação nas comissões de Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

 

Importante ressaltar, ainda, a consolidação do Serviço de Psicologia na área do ensino e da pesquisa, possibilitada pelo quadro de estagiários do Curso de Psicologia.

Qualidade

Qualidade
livros verdes

O Setor​ de Qualidade é responsável pela padronização dos processos do Hospital Regional José Alencar e pela disseminação da cultura da qualidade e segurança do paciente, dos colaboradores e institucional.

Contato: (34) 3334-7640

O Serviço de Qualidade tem por finalidade padronizar os processos, disseminar a cultura da qualidade e segurança do paciente, dos colaboradores e institucional. Busca, também, incentivar a inovação e a excelência em concordância com os objetivos estratégicos da Instituição.

Em atuação conjunta com a Qualidade o Núcleo de Segurança do Paciente é responsável pelo desdobramento das diretrizes em ações táticas. Nas reuniões são apreciadas e submetidas à aprovação propostas de modificações necessárias e a realização do acompanhamento das ações de melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente de acordo com as necessidades identificadas, interna e externamente.

São atribuições do setor:

  • Disseminação da cultura de segurança do paciente.

  • Notificação dos casos de incidentes ou falhas no processo do Hospital Regional.

  • Avaliação e análise das notificações de ocorrência.

  • Monitoramento e criação de planos de ação, com o delineamento de medidas de caráter preventivo e corretivo.

  • Identificação de novos riscos e definição de barreiras de mitigação do dano.

  • Notificação à Anvisa, por intermédio do NOTIVISA e VigiMed, dos incidentes, eventos adversos e queixa técnicas identificados.

  • Realização de auditorias internas da Qualidade.

  • Realização de auditorias clínicas.

  • Melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias em saúde.

  • Implementação das seis Metas Internacionais de Segurança ao Paciente.

  • Estabelecimento de indicadores de desempenho.

  • Reuniões de estudo de casos.

  • Reuniões do Núcleo de Segurança do Paciente.

  • Zelo pela imagem da empresa (credibilidade).

  • Redução da ocorrência de impactos financeiros não esperados.

  • Aumento da probabilidade de alcance dos objetivos de forma aceitável.

Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME)

SAME
SAME.jpg

O Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) é o local onde você pode solicitar a cópia de seu prontuário, dos exames médicos, bem como um relatório médico relacionado a seu tratamento no Hospital  Regional José Alencar.

Contato: (34) 3334-7660

Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) é o setor responsável pelo arquivo, guarda, conservação e disponibilização dos prontuários médicos dos pacientes atendidos no âmbito do Hospital Regional José Alencar.

 

No que concerne à disponibilização dos prontuários médicos, tendo em vista o caráter sigiloso e sensível das informações contidas em referidos documentos, esta pode dar-se:

 

  • ao público interno, para membros da Superintendência, Diretorias, Gerência, componentes de Comissões cuja função demande a avaliação dos prontuários ou membros do Corpo Clínico do Hospital Regional José Alencar, mediante protocolo; ou

  • ao público externo, por intermédio do fornecimento de cópias físicas dos prontuários e/ou exames realizados durante o período da internação, ao próprio paciente ou a alguma das pessoas previstas na relação abaixo, desde que apresentados os documentos pertinentes a cada caso.

QUEM PODE REALIZAR AS SOLICITAÇÕES E/OU RETIRADAS DAS CÓPIAS?

As cópias de prontuários e/ou exames médicos podem ser solicitadas (e retiradas) pelas pessoas listadas abaixo, desde que apresentados os documentos relacionados a cada caso:

  • Pelo próprio paciente: é necessária a apresentação do documento oficial de identificação pessoal, com foto recente, do próprio paciente (em via original ou cópia autenticada).

  • Por pai, mãe, filho(a) ou irmão(ã): é necessária a apresentação do documento oficial de identificação pessoal, com foto recente, do solicitante (em via original ou cópia autenticada) e:

    • (1) se o paciente estiver vivo, do documento oficial de identificação pessoal, com foto recente, do paciente (em via original) OU de procuração outorgada pelo paciente autorizando expressamente o solicitante a requerer/retirar cópia de seu prontuário médico junto ao SAME do Hospital Regional José Alencar (em via original ou cópia autenticada); ou

    • (2) se o paciente houver falecido, do documento oficial de identificação pessoal, com foto do paciente (em via original ou cópia autenticada) e cópia da certidão de óbito do paciente, caso este tenha falecido em momento posterior ao atendimento acerca do qual versam os documentos solicitados.

  • Por ascendentes, descendentes ou colaterais até o 4º grau: é necessária a apresentação, além dos documentos mencionados no item anterior, de documento (em via original ou cópia autenticada) que comprove o grau de parentesco em relação ao paciente.

  • Por cônjuge ou companheiro: é necessária a apresentação​, além dos documentos mencionados no item referente aos genitores do paciente, de documento comprobatório da existência do casamento ou da união estável (em via original ou cópia autenticada), admissíveis (por serem dotados de fé pública) a certidão de casamento, o contrato de união estável ou a sentença declaratória de união estável.

  • Por tutor ou curador: é necessária a apresentação dos documentos oficiais de identificação pessoal, com foto recente, do solicitante e do paciente (em via original ou cópia autenticada) e do documento comprobatório da condição de tutor/curador. Observação: esta modalidade de solicitação somente é admitida na hipótese de paciente vivo.

  • Pelo Poder Judiciário ou pelo Conselho Regional de Medicina: encontrando seu fundamento nos artigos 89 e 90 do Código de Ética Médica, referida modalidade de solicitação deverá ser provocada por intermédio de ofício endereçado à Superintendência ou à Diretoria do Hospital Regional José Alencar no qual esteja individualizado, de forma inequívoca, o prontuário médico cuja cópia deverá ser fornecida. O ofício deverá estar instruído, sendo o caso, com cópia da decisão judicial em sua íntegra. A solicitação será confirmada junto à entidade solicitante.

  • Pelas demais pessoas: é necessária a apresentação do documento oficial de identificação pessoal, com foto recente, do solicitante (em via original ou cópia autenticada), e:

    • (1) se o paciente estiver vivo, de procuração outorgada pelo paciente autorizando expressamente o solicitante a requerer/retirar cópia de seu prontuário médico junto ao SAME do Hospital Regional José Alencar (em via original ou cópia autenticada); ou

    • (2) se o paciente houver falecido, de procuração outorgada por um dos legitimados a requerer/retirar cópia do prontuário médico junto ao SAME do Hospital Regional José Alencar (em via original ou cópia autenticada), do documento oficial de identificação pessoal, com foto recente, do outorgante da procuração (cópia autenticada) e, se for o caso, dos documentos comprobatórios do grau de parentesco entre o outorgante da procuração e o paciente (em cópia autenticada).

 

IMPORTANTE: todas as procurações mencionadas neste item, para serem admitidas, deverão ter firma reconhecida em cartório.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • As solicitações realizadas ao SAME do Hospital Regional José Alencar serão atendidas no prazo máximo de até 30 (trinta) dias.

  • Quando a sua solicitação estiver pronta, a equipe do SAME entrará em contato com você por telefone. Por isso, mantenha sempre os seus dados atualizados.​

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DO SAME

A equipe do SAME realiza atendimento ao público de segunda a sexta-feira, nos intervalos compreendidos entre 8 h e 11 h e entre 13 h e 16 h, exceto feriados.

Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH)

SCIH
Enfermeira que faz anotações

Possuindo atuação relacionada à segurança do paciente, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) desempenha papel fundamental em diversos fluxos assistenciais e administrativos do Hospital Regional José Alencar.

Contato: (34) 3334-7645

Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH) desempenha papel fundamental de apoio às áreas assistenciais e administrativas de uma instituição de saúde.

São algumas de suas atividades o acompanhamento na padronização de produtos hospitalares, a identificação de casos de infecção hospitalar, a implementação e avaliação de programas de controle, a elaboração de normas de padronização, a capacitação de colaboradores da instituição para fim de prevenção, o monitoramento de uso de antimicrobianos, germicidas e materiais médico-hospitalares.

O SCIH também atua no controle e prevenção de doenças infecciosas, doenças transmissíveis, bem como em relação aos danos que podem ser causados durante o atendimento. Colabora no controle da qualidade da água e no combate às pragas e na vigilância epidemiológica dos pacientes.

No mesmo sentido, é responsável pela realização de campanhas, acompanhamento de dispositivos invasivos e sua permanência e indicação e orientação de isolamentos.

A atuação do SCIH está diretamente vinculada à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, a qual conta com a participação não apenas dos colaboradores do SCIH, como também de membros da Alta Gestão, Corpo Clínico, Corpo de Enfermagem, do Setor de Qualidade, da Farmácia e do Laboratório.

Secretaria Geral

SecG
Verificação de texto em um documento

A Secretaria Geral é o setor responsável pela tramitação da documentação oficial do Hospital Regional José Alencar, pelos fluxos relacionados a contratos, crachás, credenciamento médico, dentre outros e pelo secretariado do Conselho Gestor.

Contato: (34) 3334-7662

Secretaria Geral é o setor responsável pela tramitação dos documentos oficiais do Hospital Regional José Alencar, tais como alvarás, certificados, certidões, responsabilidades técnicas, ofícios, normativas, resoluções, portarias, comunicados, contratos, dentre outros.

Dentre suas atribuições estão incluídos (dentre outras):

  • Procedimento de credenciamento de médicos ao Corpo Clínico.

  • Procedimento de credenciamento dos membros do Corpo Multiprofissional.

  • Liberações de acesso ao Sistema MV aos médicos e membros do Corpo Multiprofissional.

  • Fornecimento de crachás a médicos, fisioterapeutas e parceiros do Hospital Regional.

  • Atribuição e alterações de perfis de controle de acesso.

  • Atividades de secretariado executivo do Conselho Gestor.

  • Recebimento e encaminhamento das correspondências endereçadas ao Hospital Regional.

  • Controle da numeração e armazenamento de documentos (exemplo: pareceres técnicos).

  • Recebimento e encaminhamento das escalas médicas e setoriais.

  • Atividades de secretariado junto às Comissões e reuniões do Hospital, sempre que solicitado.

SESMT

SESMT
Trabalhador com óculos de proteção

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho é responsável por acompanhar os processos internos do Hospital Regional José Alencar e assegurar a integridade física de seus colaboradores.

Contato: (34) 3334-7644

O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) possui como principal função proteger a integridade física dos trabalhadores dentro do Hospital Regional José Alencar.

O setor é constituído por diversos profissionais, dentre os quais enfermeiros do trabalho, técnicos de enfermagem do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho e médicos do trabalho.

Tendo em vista o modelo organizacional do Hospital Regional José Alencar a equipe do SESMT encontra-se subdividida fisicamente em dois locais:

  • Há, na sede do Hospital Regional, Técnicos de Segurança do Trabalho responsáveis pela realização de inspeções nos postos de trabalho no intuito de zelar pela segurança e saúde de todos os colaboradores da instituição, buscando o cumprimento da legislação trabalhista em vigência e, em especial, a Norma Regulamentadora n.º 32, referente à Segurança e Saúde no Trabalho e em Serviços de Saúde.

  • Os demais colaboradores da equipe do SESMT estão alocados no Campus Aeroporto da Universidade de Uberaba — UNIUBE (recordando que a Sociedade Educacional Uberabense é uma das mantenedoras responsáveis pela gestão do Hospital Regional), e lá são realizados os exames admissionais, periódicos e o acompanhamento médico de todos os colaboradores da instituição.

O setor é responsável pelo Projeto Como Está Aqui?, por intermédio do qual são realizadas avaliações mensais nos demais setores do Hospital Regional no intuito de apontar não conformidades e propor melhorias relacionadas à prevenção de acidentes. 

Em conjunto com o SESMT, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realiza Blitz da Segurança, organiza anualmente a SIPAT — Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e realiza campanhas periódicas com o intuito de divulgar formas de prevenção de acidentes.

Brigada de Incêndio do Hospital Regional, cujo treinamento de formação é realizado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais, realiza treinamentos e simulados mensais sob coordenação dos Técnicos de Segurança do Trabalho, com a finalidade de assegurar resposta rápida e eficiente na hipótese de atendimento a algum sinistro dentro da Instituição.

Serviço de Nutrição e Dietética (SND)

SND
SND.png

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Regional José Alencar é responsável por produzir e distribuir todos os alimentos fornecidos para pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Contato: (34) 3334-7633

Serviço de Nutrição e Dietética (SND) é o setor responsável pela produção e distribuição de todos os alimentos fornecidos para pacientes, acompanhantes e colaboradores no âmbito do Hospital Regional José Alencar.

Seu principal objetivo é fornecer uma alimentação adequada, equilibrada e segura, protegendo e promovendo a saúde, com o compromisso de atender às necessidades dos clientes que precisam não só de uma alimentação balanceada, mas também de carinho, atenção e dedicação.

Os pacientes internados em Risco Nutricional e necessitando de Terapia Nutricional (uso de sonda para alimentação e suplementos alimentares) são avaliados e acompanhados pela Equipe Interdisciplinar de Terapia Nutricional, composta por profissionais de diversas áreas da saúde, dentre os quais Médico Nutrólogo, Nutricionista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo e Assistente Social.

O Serviço de Nutrição e Dietética é um setor com ampla atuação e de suma importância, possuindo papel decisivo no restabelecimento da saúde dos pacientes e na redução do tempo de internação.

bottom of page