top of page
  • Foto do escritorHRJA

Programa Reconhecer — Setembro/2019

Os colaboradores do Hospital Regional José Alencar (HRJA) participaram, no dia 18 de outubro de 2019, às 15 h, de reunião destinada ao reconhecimento do trabalho diferencial executado ao longo do mês: trata-se do Programa Reconhecer.



Toda vez que um paciente, acompanhante ou visitante realiza um elogio à Ouvidoria do HRJA, o mesmo é registrado. Ao final do mês é realizado um levantamento dos elogios recebidos, seja por colaboradores ou por setores (como, por exemplo, a Equipe de Enfermagem), e são elaborados certificados.


Estes certificados são entregues em mãos aos colaboradores ou representantes dos setores em solenidade realizada no anfiteatro do HRJA por componente da Diretoria ou da Gerência.


A reunião de hoje teve início com as palavras do Diretor Administrativo do HRJA, o qual falou sobre a importância de que todos tenham sempre em mente que estão trabalhando com vidas e, por disso, devem buscar sempre dar o melhor de si. Exemplificou falando sobre o atendimento ao paciente, o qual deve ser realizado de forma humanizada, e não mecânica/automática.


Na sequência, o enfermeiro Elton Sousa, colaborador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), narrou três experiências enriquecedoras sobre a importância de buscar sempre a melhor atuação possível quando se trata de oferecer serviços de assistência em Saúde às pessoas.


No primeiro relato, narrou um episódio em que estava internado em outro estabelecimento hospitalar na condição de paciente. Destacou como a alegria dos membros da Equipe de Enfermagem pode contagiar os pacientes e tornar sua estadia mais leve e agradável.


No segundo relato, enquanto acompanhante de outro paciente, destacou como uma única experiência negativa durante um prolongado período de internação (como o descaso de um Enfermeiro em ouvir a manifestação de um paciente que se queixa de dor) pode ficar marcada para sempre na vida de alguém, ainda que todos os demais colaboradores do Hospital tenham atuado de forma positiva.


No terceiro relato, concernente a uma experiência que viveu enquanto profissional, falou sobre como é necessário que a equipe de Enfermagem não atue mecanicamente, partindo-se sempre da compreensão de que uma pequena atitude pode mudar para sempre uma vida.


Foram realizados, durante o mês de setembro de 2019, um total de 94 elogios.


Parabéns à equipe do HRJA!

70 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page